TRABALHAR DURANTE O INTERCÂMBIO, COMO FUNCIONA?

Seja para pagar as despesas do dia-a-dia, seja para ter uma real imersão cultural, a realidade dos intercambistas brasileiros é a mesma: interesse de trabalhar durante o intercâmbio. E claro, que a gente vai explicar tudo que você precisa saber para viver essa experiência!

A pergunta certa não seria nem COMO funciona e sim ONDE funciona! Se você tem o desejo (ou necessidade) de trabalhar durante o seu programa de intercâmbio, o primeiro passo que você precisa dar é escolher um país onde você tem essa permissão de trabalho.

E já adiantamos vocês que os destinos mais procurados para isso são: Austrália, Irlanda e Nova Zelândia. Outros países menos populares também permitem que estudantes brasileiros, através do visto de estudos, tenham a permissão de trabalho, mas o programa em si não é muito efetivo, por isso, vamos focar nos países em que essa experiência realmente dá certo!

Além de definir o destino que dá a permissão legal de trabalhar, é importante saber qual o tempo mínimo de intercâmbio é exigido em cada país para que, de fato, tenhamos tal permissão. A Irlanda, por exemplo, exige que o estudante faça um curso de pelo menos 25 semanas de duração, permitindo então, que ele trabalhe 20h por semana, e até 40h em alguns meses específicos do ano.

A Austrália e a Nova Zelândia exigem um tempo menor de estudos, a partir de 14 semanas, você já tem a permissão de trabalho liberada pelo governo! O limite de hora de trabalho também é de 20h por semana durante o período de estudos, e sem limite de horas de trabalho nos meses de férias. Ei, meses de férias do seu curso, viu? Não vai pensando que a sua rotina de intercambista vai ser a mesma da faculdade ou do ensino médio! Por isso, fique atento a esses detalhes no momento em que receber o orçamento para o curso que você escolheu, nem todos dão direito a férias.

É importante entender que ter a permissão de trabalho, não significa que você irá sair do Brasil com um trabalho confirmado. A busca pelo emprego depende exclusivamente do empenho e dedicação do aluno – e claro que a 7Mundos dá uma colherzinha de chá passando dicas e até mesmo enviando vagas de trabalho por e-mail, porém, isso não exclui a sua responsabilidade em conseguir esse trabalho!

E por falar em trabalho, você já leu o nosso post sobre “como eu faço meu currículo em inglês” É esse tipo de dica e muitas outras que vamos passar para vocês, afinal, os desafios já serão enormes, nada como uma ajuda para conquistar o tão sonhado primeiro emprego em terras estrangeiras.

Leave a Reply

×

Olá!

Clique para falar com um representante disponível ou envie um email para [email protected]

× Como posso te ajudar?